Certificado Digital: Saiba como criar um para seu site!

Sim, é possível ter um certificado digital (SSL) no seu site/blog sem pagar nada por ele. Da mesma forma que eu fiz para este blog, você pode fazer para seu site/blog.

Onde eu consigo um certificado digital (SSL) grátis?

Existem diversos serviços na internet que permitem você gerar um Certificado Digital sem pagar nada. O principal serviço de geração de certificados digitais é este: https://www.sslforfree.com/ que usa como base o Let’s Encrypt (https://letsencrypt.org/).

O processo  de emissão de um novo certificado não é lá muito complicado, mas requer algum conhecimento técnico. Princialmente porque é necessário verificar a identidade do domínio, provando que você é realmente o dono do domínio. Isto pode ser feito via FTP (armazenando um arquivo lá) ou através do DNS (configurando no seu host, que lhe vendeu o domínio).

Qual é o tempo de validade do Certificado Digital?

validade é de 3 meses. Então não se esqueça de colocar um lembrete na sua agenda para que, antes de expirar você gere um novo. Se você deixar vencer, seu site será considerado inseguro pelos navegadores, o que é uma situação bem vergonhosa.

Quais são as vantagens de se criptografia SSL?

A principal vantagem de se ter um certificado digital no seu site/blog é a segurança que você passa a oferecer para seus usuários. Tendo um certificado digital, a conexão e tráfego de informações passa a ser criptografada. Assim, os dados trafegados não poderão ser interceptados por hackers má intencionados.

Outras vantagens de se usar HTTPS no seu site incluem:

  1. O usuário confiará mais no seu site, retornando sem medo em outras situações;
  2. O tráfego entre seu servidor e o dispositivo do usuário passa a ser criptografado;
  3. O Google irá ranquear melhor o seu site por você oferecer mais segurança aos seus usuários;

Como gerar o certificado digital?

O processo de criação do certificado consiste em alguns passos, vou lhe orientar em cada um deles através do tutorial abaixo. Se sobrar alguma dúvida ou você precisar de ajuda, verifique no final desta página como entrar em contato comigo.

Primeiro Passo

O primeiro passo é acessar o site https://www.sslforfree.com/. Já no site do SSL For Free, informe o endereço do seu site e clique no botão “Create Free SSL Certificate“, veja:

Primeiro passo para gerar o Certificado SSL
Clique na imagem para ampliar
Segundo Passo

O segundo passo é escolher como você deseja verificar a identidade do seu site. Isto é necessário para que a plataforma possa provar que o site e o domínio é realmente seu para que o certificado digital seja realmente válido. As opções fornecidas pela plataforma são:

  1. Verificação AutomáticA via FTP: Você terá que fornecer acesso ao FTP do seu site para que a plataforma faça o upload dos arquivos para verificação (não recomendo);
  2. Verificação Manual: Você terá que baixar os arquivos fornecidos pela plataforma e enviar para o seu servidor para que a plataforma possa fazer a verificação acessando os arquivos através do endereço (URL) fornecidos;
  3. Verificação Manual via DNS: Na minha opinião é a opção mais simples (se você tiver acesso ao painel de configurações do seu domínio). Nesta opção, você terá que criar dois registros TXT nas configurações do DNS. O conteúdo dos TXTs será fornecido pela plataforma.

Eu, por uma questão de afinidade, prefiro verificar a identidade do meu blog via TXTs no DNS. Eu acho mais prático e não precisa bagunçar as pastas do WordPress no servidor de hospedagem. Vou seguir com este tutorial seguindo este caminho, ok? Tendo isto em mente, temos a seguinte tela:

Segundo passo para gerar o Certificado SSL
Clique na imagem para ampliar

Após selecionar a opção desejada, você será levado ao terceiro passo.

Terceiro Passo