Como formar bons hábitos? Dica #5: Encaixando o novo hábito na sua rotina

Então você decidiu ter um novo hábito, certo? Pois bem! Você parou pra pensar em como este novo hábito se encaixa na sua rotina? Ele é totalmente possível de ser levado à diante? É importante refletir sobre isso para não decidir implantar algum hábito que esteja muito fora do seu dia a dia e que não se encaixa na sua rotina.

O problema de novos hábitos que não se encaixam na sua rotina é que ele exigirá uma energia exorbitante pra ser colocado em prática! E se isto acontecer, você provavelmente se frustará. Creio que o ideal para um novo hábito é ser trabalhoso no início e ir diminuindo a quantidade de energia necessária com o passar dos dias para executar o novo hábito até que você não precise mais desprender energia para ele.

Vamos à um exemplo: Hipoteticamente, você é uma pessoa que dorme tarde todos os dias (digamos que seja 00:00) e acorda as 8:00 pra chegar ao trabalho as 9:30, ok? Certo dia você percebe que, acordando mais cedo você terá mais tempo disponível todos os dias para fazer algo só pra você mesmo, como se exercitar, estudar, etc. Pois bem, você decide criar o hábito de acordar as 6 da manhã e assim você irá “ganhar” 2 horas todos os dias, incrível! Porém, se você estava acostumado a dormir 8 horas por dia, como você subitamente irá passar a dormir 6 horas por dia e ainda assim estará com toda a disposição que você tinha no dia a dia?

Você precisa, ao decidir por um novo hábito, avaliar todos os pontos da sua rotina que deverão sofrer alterações para que este novo hábito funcione da forma como você planejou. No exemplo acima, está claro que será necessário ir dormir as 22:00 pra poder acordar as 6:00. Se estes ajustes não forem feitos, será muito mais doloroso do que poderia ser.

Esta dica vale para qualquer hábito! Escolha o hábito que você quer implantar e planeje ele e como ele se encaixa no seu dia a dia. Até porque, bons hábitos são necessários para nos ajudar e não nos atrapalhar, não é mesmo?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.