Android

Internet Celular: Saiba como economizar internet, bateria e espaço!

Economizar internet celular, espaço (armazenamento), bateria e memória é de suma importância se você tem um celular intermediário ou de baixo custo. Se não se preocupar com isso, seu Android começará a ficar lento e travar! Smartfones com Android (até os intermediários), por mais que sejam modernos, começam a sofrer quando você instala todos os apps que vê pela frente. Quando você instala e usa um aplicativo, você coloca ele e seus serviços secundários em funcionamento, e quando você fecha ele, por mais que o aplicativo não esteja mais sendo executado, ele continua consumindo memória, bateria e internet celular. Isso acontece porque muitos aplicativos trabalham com dois processos, são eles:

  • Principal: Aquele que você interage;
  • Secundário: O que mantém o app vivo quando você não está utilizando ele (para receber notificações, avisos, etc).

Para exemplificar, instalei o Facebook no meu Moto G5, veja:

Processos que rodam em segundo plano do app Facebook no Android

Repare na quantidade de serviços e processos ativos do Facebook. Todos os processos que estão carregados consomem memória, processamento (mesmo que pouco), bateria e sua querida internet celular (seu pacote de dados)!

Solução: Utilize os sites dos aplicativos!

Parece estranho né? Mas a maioria dos aplicativos possuem versões WEB, muito otimizadas para o uso no seu celular! Usando os aplicativos nas versões para internet, você economiza espaço, processamento, memória e a sua internet celular!

Como economizar espaço (armazenamento) no Android?

Removendo os apps do seu celular, você vai economizar muito espaço (o Facebook por exemplo, logo após instalar e usar por menos de 1 minuto, já consome 450MB (meio giga) de espaço, é muita coisa!). Se for somar todos os apps, você vai economizar muito espaço;

Como economizar processamento (bateria) no Android?

Se você não tiver os aplicativos instalados, eles não ficarão ativos o tempo todo processando dados para exibir notificações para você! Isso trará um grande alívio para seu smartphone, que terá mais recursos disponíveis para trazer uma experiência mais rápida;

Como economizar memória (RAM) no Android?

Da mesma forma que o processamento, só que, neste caso, a economia é muito maior! Celulares com até 2GB de memória RAM vão sentir e muito essa economia. E vai por mim, memória RAM livre é sinônimo de smartphone rápido e eficiente;

Como economizar internet celular (pacote de dados) no Android?

Os aplicativos, quando não estão sendo utilizados, continuam a consumir internet, alguns até consomem bastante em segundo plano. Assim, se você utilizar a versão WEB, só usará internet enquanto você estiver usando. Assim que você fechar, não usará mais. E tem mais, se você usar o Google Chrome, ainda economiza devido a compressão que ele utiliza com proxy da Google.

Qual a vantagem de não instalar aplicativos no Android?

A vantagem de não ter muitos apps instalados é muito grande, principalmente se você depende do seu smartphone para trabalhar, e assim, é muito necessário que ele funcione sem travar, não é mesmo?

Como fazer para acessar os aplicativos sem instalar?

É muito simples! Acesse o seu navegador de preferência (Google Chrome, Firefox, Opera, etc) e acesse os aplicativos através dos seguintes endereços:

Acesse este post e veja como você pode acessar os sites acimas através do seu celular/smartphone, onde eu mostro como usar o Facebook sem ter o aplicativo oficial instalado: Acessar.

Alguns sites são bem parecidos com os apps oficiais, outros, são um pouco diferentes, mas são bem usáveis e cumprem o que prometem. É importante notar que, as versões WEB nem sempre tem todos os recursos que os aplicativos possuem, assim, faça um teste e veja se vale a pena pra você.

Como desinstalar ou desativar os aplicativos que não uso mais?

Tudo certo até aqui? Conseguiu se adaptar às versões WEB das aplicações? Então é hora de remover ou desativar os apps que não precisam mais estar instalados no seu celular, ok?

Para desinstalar os aplicativos agora inúteis, acesse este breve tutorial que criei: Acessar;

Funciona mesmo, Jonatan?

Sim! Eu sempre usei desta forma, principalmente os sites que citei acima no tutorial. Eu sempre prefiro não instalar aplicativos e manter o meu smartphone com o foco na minha produtividade, estudos e coisas que realmente são úteis pra mim, e claro, com uma duração de bateria que me ajude no dia a dia. Eu busquei colocar neste tutorial a realidade que eu vivo, e as vantagens que eu vejo fazendo desta forma.

Alguns detalhes a mais que não citei no tutorial acima são: Maior privacidade (apps tem acesso à muitas informações suas quando instalados), mais foco no que realmente importa (sem notificações chatas que me atrapalham).

Se você sente falta de algum site de algum aplicativo não citado aqui, entre em contato através dos comentários ou diretamente comigo aqui: Acessar.

2 thoughts on “Internet Celular: Saiba como economizar internet, bateria e espaço!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.