Meu início na programação

Meu começo na área da programação veio por meio de muita, muita curiosidade. Lembro que na época em que eu ainda trabalhava na farmácia, onde haviam computadores, a cada tempo livre que eu tinha eu estava lá mexendo em algo, bisbilhotando as pastas do sistema operacional, conhecendo todas as entranhas do Windows 98 e depois o Windows XP. Cada pasta, cada programa, comandos do DOS (me fascinava), etc. Sempre fui muito curioso, sempre querendo saber como tudo funciona, sempre desmontava meus brinquedos, principalmente os elétricos, pra saber seus segredos.

Com os programas que eu usava na época não seria diferente né? Eu via aquele executável/dll e ficava me perguntando como raios aquilo funcionava. Eu abria no bloco de notas só pra ver o que tinha dentro, e nada encontrava à não ser um monte de texto sem nexo algum. Já cheguei até ao cúmulo de abrir o banco de dados (no bloco de notas) do sistema da farmácia, onde consegui achar os nomes dos clientes lá dentro, e sem querer querendo, alterei o banco de dados via bloco de notas, e adivinha o que aconteceu? Corrompi o banco de dados (risos).

Eu queria ir além, se alguém era capaz de gerar aqueles executáveis/dlls, então eu deveria ser capaz de editar de alguma forma. Em uma busca no Google, eu descobri uma ferramenta fantástica, que me deixou extasiado por dias. Eu simplesmente passava horas com essa ferramenta aberta, fazendo o que eu adorava fazer: Descobrimento! A ferramenta em questão é o “Resource Hacker”. Essa ferramenta me permitia alterar a aparência de alguns softwares que eu utilizava todos os dias, como o Bloco de Notas, Calculadora do Windows, Limpador de Arquivos do Windows e tudo mais. Eu ficava maravilhado por poder alterar a aparência original dos programas, dando-lhes novos ícones, formas, tamanhos, etc. Hoje percebo o quanto bobo era isso, mas pra mim, na época, foi incrível e com certeza foi o meu start nesse mundo maravilhoso da programação.

Até nos dias atuais eu percebo que, no mundo da programação, o entusiasmo e a motivação são essenciais para qualquer início. Se você tem uma grande amor por este mundo, sente-se motivado e entusiasmado mesmo com algo pequeno como o que eu contei acima, então você está no caminho certo e será muito bem sucedido! Minha dica é: Continue 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.