Que tal testar seu código JavaScript com Jasmine?

Que tal testar seu JavaScript automaticamente? #jasmine1

Olá! Antes de falar em testar seus códigos, é importante refletir sobre o seu código fonte que será testado. Saiba mais emhttp://jonwldwblog.azurewebsites.net/o-problema-da-macarronada-na-hora-de-criar-testes-unitarios/.

Os bons desenvolvedores já sabem que uma das melhores formas de se programar e garantir que seu amável código funcione direitinho é implementar testes unitários. Porém, o que alguns não sabem, ou tem falta de interesse de saber, é como testar os seus códigos JavaScript (jQuery, AngularJS, TypeScript, etc). Sim, eu me enquadro nisso (até agora), já escrevi centenas (quem sabe até milhares) de linhas de códigos em JavaScript sem ao menos ter escrito um único teste unitário.

A situação fica mais crítica quando se trata de frameworks que você cria para seu sistema, que são códigos “utilitários” que são utilizados em inúmeras páginas, em inúmeras funcionalidades feitas em JavaScript. Porque a situação é crítica? Pense um pouco, se você alterar algo nesse framework, você vai testar todas as funcionalidades que utilizam o código que você alterou? Quanto tempo levará pra você testar tudo? Eu tenho certeza que, sempre que um código JavaScript é alterado, o programador só testa a funcionalidade que ele está alterando ou implementado. As demais funcionalidades que utilizam o código que foi alterado, deverão contar com a sorte para continuar funcionando, não é mesmo?

Esse problema que temos com JavaScript também tínhamos com outras linguagens, onde foram construídos diversos frameworks e ferramentas para que nós pudéssemos testar o código que produzimos diariamente. E isso nos trouxe muitos benefícios.

É interessante notar que, com o passar do tempo, o JavaScript passou a ser utilizado para além de manipular elementos HTML. Atualmente, em aplicações Single Pages por exemplo, temos todas as regras de negócios, cálculos, manipulação de tela, entre outros, implementados em JavaScript.

Tendo tudo isso em mente, é imprescindível que nós programadores passemos a nos preocupar em implementar testes automatizados em nossos códigos JavaScript.

Eu ultimamente passe a criar muito, muito código JavaScript! E passei a ficar incomodado com o fato de que o código que estou criando atualmente não tenha testes unitários que garantam que, num futuro próximo, quando alguém por qualquer motivo alterar tais códigos, não quebre o que eu criei e gere um BUG (ou vários).

Resolvi que, vou focar em aprender profundamente o Jasmine (https://jasmine.github.io/), que é um framework muito utilizado em testes unitários em JavaScript. A ideia é ver como funciona, utilizar de diversas formas, identificar os obstáculos e postar tudo aqui no meu blog, então fique ligado para aprender mais, ok? Pra acompanhar todos os posts dessa “saga”, você pode acompanhar os posts da categoria Jasmine aqui: Acessar a categoria de posts Jasmine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.